"O jovem advogado inglês Jonathan Harker é enviado por seu patrão à Transilvânia, no leste da Europa, para atender um misterioso cliente. Ao chegar, descobre que seu anfitrião é, na realidade, um poderoso vampiro - o conde Drácula - que pretende conquistar o mundo transferindo-se para a Inglaterra, onde será combatido por um grupo de corajosos cavalheiros."
Devo começar esta resenha dizendo que não sou fã do gênero de terror, portanto, comecei este clássico com certa reserva. No entanto ele foi uma grata surpresa, o livro é maravilhoso (como se espera de um clássico da literatura). Não senti medo durante a leitura e não tenho certeza se foi por já conhecer um monte de histórias de vampiros (desde Crepúsculo até Blade) e estar "calejada" kkkk, fiquei pasma por ter gostado tanto do chamado romance gótico que embora tenha começado no século XVIII, tem características importantíssimas para nossa época como reflexões sobre o papel da mulher, o medo, a loucura e claro o imaginário sobrenatural.
A história conta com vários personagens sendo que os principais são o Conde, o advogado Jonathan Harker e sua esposa Mina e o médico Van Helsing.
Minha personagem favorita é a Mina Harker descrita como bela, amorosa e com algo único que faz as pessoas se abrirem com ela. Achei-a inteligentíssima e perspicaz, de fato graças a ela os mocinhos ganharam.
| Passo do Borgo - Transilvânia* |
Outra característica importante é que a história é contada de forma epistolar, por meio de cartas, tornando a narrativa extremamente realista com suas datas e descrições das paisagens. Em algumas passagens do livro pesquisei sobre os lugares descritos e fiquei surpresa por quão fiel o autor foi. O retrato do Oriente com seus vários povos e superstições também é enriquecedor.
A única coisa que eu mudaria no livro é:

Explicaria como o Jonathan conseguiu escapar do castelo do conde, no livro apenas dizem que ele escapou mas não conta como.
De resto é uma história maravilhosa, rica em detalhes que com certeza vale a pena a leitura!!
*Imagem Passo do Borgo - Transilvânia retirada de: www.visit-transylvania.us/
Este livro é disponibilizado de graça em PDF no site eBooksBrasil.org

Nenhum comentário:
Postar um comentário